sábado, 6 de fevereiro de 2010

CAMINHADA ECOLÓGICA DO GAPOPS

curso de capacitação no celf


DIA ESTADUAL DE LIMPEZA DOS RIOS É COMEMORADO NA REGIÃO OCEANICA

 
Rios João Mendes e Jacaré são alvo da Secretaria de Meio Ambiente PDF Imprimir E-mail
Qua, 20 de Janeiro de 2010 16:23
Na manhã desta quarta-feira (20/01), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Niterói coordenou as atividades do “Dia Estadual de Limpeza dos Rios”, na cidade. A quarta edição do evento teve como objetivo conscientizar a sociedade para a urgência da preservação dos mananciais hídricos.
 O titular da pasta, Zaff, destacou que a data marca o reforço na mobilização da população niteroiense em torno da recuperação e da preservação dos rios. O secretário explicou que o órgão atuou em duas frentes: os rios João Mendes e Jacaré, na Região Oceânica.
No Rio Jacaré, além da limpeza feita pelos funcionários da prefeitura, foram plantadas mudas de árvores frutíferas, como laranjeiras, pitangueiras, figueiras, entre outras. Alunos da Escola Municipal Eulália Silveira Bragança, que participaram da colônia de férias da instituição, ajudaram no projeto de arborização das margens do rio.
A iniciativa contou com o apoio da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin), Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Águas de Niterói, Grupo de Ação Pesquisa e Orientação e Projetos Sociais (Gapops), Associação de Moradores, além da Unimed Leste-Fluminense.
Segundo Zaff, a parceria com a iniciativa privada é de extrema relevância: “As causas
ambientais são cada vez mais urgentes. “Quanto mais parceiros se unirem à secretaria em prol do meio ambiente de Niterói, melhor”, afirmou ele. A empresa doou à comunidade mesas e bancos de concreto que foram instalados às margens do Rio Jacaré.
Somente na parte da manhã, foram retirados dos dois mananciais três caminhões lotados com diversos tipos de poluentes. Como aconteceu no ano passado, os materiais mais encontrados foram plásticos, pneus, madeiras e latas.

Texto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos


CASA DO ALTO MACEIÓ

















A PRESIDENTE  DA ONG JAQUELINE RIBEIRO COM SAMANTHA SHUMUTZ







 
 SILVANIA COM LUCIANO